Amigos fãs do Vision Board, chegou aquele momento do ano novamente. 2024 já está na metade, o que significa que estou fazendo minha análise anual de meio de ano. Esta prática é algo que faço todos os anos para garantir que estou no caminho certo com os objetivos que defini em janeiro, revisar os que não se alinham mais com meus desejos e, quem sabe, adicionar alguns novos objetivos à lista.
Eu adoro esse processo, e o comparo à verificação da minha conta bancária. Se eu não estou acompanhando os progressos, é fácil me sentir desconectado e fora de sintonia, o que basicamente garante que eu não atingirei minhas metas.
Como Criar um Vision Board de Meio de Ano
Não é sempre assim com tudo o que nos dedicamos? Por experiência, sempre que coloco minha energia em uma meta ou ideia, as mudanças começam a acontecer. Recentemente, comecei a escrever em meu diário de manhã e à noite, graças ao diário de meditação de seis meses do meu amigo Gustavo, chamado Grounded Practice.
Ele é uma maneira simples e eficaz de começar o dia focado no que eu quero que minha atenção direcione. Além disso, me lembra onde quero estar no futuro e o que é importante no momento presente. Esse ato de refletir e conectar-se com as minhas intenções me permite iniciar o dia de forma produtiva, equilibrada e calma.
Minha prática de journaling despertou minha curiosidade sobre como seria identificar visualmente meus objetivos e sonhos para o restante do ano. Foi então que encontrei o Vision Board Kit criado pela Camille para o Casa Zuma. Embora eu tenha hesitado em começar um anteriormente, eu sei, por experiência própria, o poder de colocar uma intenção no mundo. Não tinha nada a perder, então decidi começar.
Aqui está como fiz a minha análise de meio de ano e adicionei alguns objetivos novos, graças ao meu novo vision board.
Celebre suas Conquistas com o Vision Board
Primeiro, vamos começar com a celebração do que já conquistei até agora. Mesmo que eu não tenha alcançado exatamente todos os objetivos até este ponto, se houver algum progresso, isso já é motivo para comemorar. No começo do ano, sabia que precisava fazer algumas mudanças no meu estilo de vida.
Embora algumas dessas mudanças não tenham se concretizado até a primavera, como minha decisão de parar de beber em abril, já considero uma vitória o fato de eu ter começado a ouvir mais o meu corpo. Hoje, com orgulho, posso dizer que já estou há mais de 100 dias sem álcool.
Avalie Seu Progresso – vision board
No início do ano, estabeleci algumas metas financeiras e estou seguindo na direção certa. A partir disso, celebro todas as mudanças que fiz até agora, que continuam me mantendo responsável e focado. Avaliar onde estou me dá uma oportunidade de ajustar comportamentos se necessário.
No caso dos meus objetivos financeiros, começo a olhar para o meu orçamento para refeições, entretenimento, viagens e o meu “fundo para diversão”. Preciso diminuir os gastos em alguma área? Preciso aumentar minhas economias?
P.S.: uma das minhas dicas favoritas é que, quando viajo a trabalho, uso o dinheiro que gastaria com alimentação, combustível e outras despesas do dia a dia para adicionar diretamente às minhas economias. Parece simples, mas soma bastante!
Identifique Objetivos que Já Não São Necessários
Tenho certeza de que todos nós já passamos por isso: em algum momento, definimos um objetivo ou uma intenção e percebemos que ele já não faz mais sentido ou não é mais algo que desejamos. Uma das coisas boas da vida adulta é podermos mudar de ideia e investir em pessoas, coisas, pensamentos e metas que nos fazem felizes e nos ajudam a alcançar o que realmente queremos.
No meu caso, defini algumas metas de viagem e relacionadas a relacionamentos no início do ano no meu Vision Board, mas elas já não se aplicam mais à minha realidade. Agora, substituí esses objetivos por outros que realmente quero realizar e alcançar.
Pergunte: O Que Está Faltando no meu vision board?
Aqui é onde o vision board realmente se torna divertido. Ao olhar para meus objetivos, percebi que havia estabelecido metas em várias áreas da minha vida: finanças, saúde, família, amigos, casa, viagens e até mesmo o meu sistema nervoso.
Mas algo estava faltando: eu não havia deixado muito espaço para a diversão. Eu tenho uma conta de poupança inteira dedicada para diversão e viagens, mas percebi que não estava usando isso como deveria. Fiquei tão focado em economizar dinheiro que não estava permitindo espaço para me divertir.
Utilizei as sugestões do kit de vision board e comecei a pensar nos lugares, tanto perto de casa quanto fora de Austin, que me inspiram ou que gostaria de visitar.
Essa prática é ótima, especialmente se, como eu, você tende a ser um pouco mais frugal às vezes. Embora eu já tenha grande parte das minhas viagens planejadas para o ano, estou deixando espaço tanto financeiramente quanto energeticamente para novos destinos.
Reflita: O Que Está Te Inspirando?
Você tem algum grande objetivo ou sonho, ou algo que esteja realmente te inspirando no momento? Talvez seja uma reforma na sua casa para criar um ambiente mais calmo e aconchegante. Ou talvez o emprego dos seus sonhos, aquele em uma empresa que sempre foi seu alvo.
No meu caso, e de forma bem imediata, o Saturday Night Live (SNL) está comemorando sua 50ª temporada em 2025, e eu defini uma meta alta de assistir a uma gravação do programa. Se eu conseguir ir em 2024, ótimo, ainda será uma grande vitória, mas eu sempre quis ir a uma gravação desde o ensino médio e agora estou colocando minha energia para isso acontecer. Então, o SNL está em destaque no meu board e estou super animado com isso!
Esse é o momento perfeito para refletir: qual seria a coisa que, se acontecesse, realmente te iluminaria este ano?
Faça o Check-in: Como Quero Me Sentir?
Eu refleti bastante sobre essa pergunta: como quero me sentir no dia 31 de dezembro de 2024? Para mim, a resposta foi: calmo e presente. Continuar desacelerando tem sido um tema para mim, e para minha surpresa, parar de beber ajudou muito nesse processo. Eu gosto de saber como quero me sentir, porque assim posso tomar decisões que apoiem essas metas. Eu me imagino não correndo para qualquer linha de chegada no final do ano, dizendo sim para as coisas que me trazem alegria e paz, e dizendo não para tudo o que não agrega. Como resultado, as palavras leve, calmo e descansado estão bem visíveis no meu board.
O Seu Vision Board de Meio de Ano: Próximos Passos
Para garantir que estou sempre no caminho certo e ajustando minhas metas quando necessário, configurei um lembrete para fazer uma verificação do Vision Board no dia 15 de cada mês. Assim como me sento todas as manhãs com meu café ou matcha para escrever no meu diário, vou usar esse momento para respirar fundo e conferir os objetivos que defini. Vou ajustar, celebrar as vitórias e identificar novas formas de continuar avançando e crescendo.
Com informações de Camille Styles.
Robert Dean é o nosso especialista em organização pessoal, sempre pronto para ajudar você a encontrar equilíbrio e praticidade na vida cotidiana. Com uma abordagem leve e prática, ele compartilha dicas sobre como otimizar o tempo, simplificar o ambiente e cultivar hábitos que facilitam a rotina. Através de sugestões inteligentes e acessíveis, Robert inspira quem busca viver com mais ordem, tranquilidade e propósito.